A Bíblia conta a história de um cobrador de impostos, na época de Jesus, que ficou famoso de tanto roubar dos contribuintes. Ele era baixinho, mas tinha os olhos e as mãos "grandes". Seu nome era Zaqueu, cujo o significado por incrível que pareça, era "puro", "justo". Até seu nome era uma mentira em relação ao seu caráter.
Os cobradores de impostos eram normalmente chamados de publicanos. Para entender como funcionava esse cargo, devemos entender como eram as regras do Império Romano. Enorme e ambicioso, o Império Romano dependia de uma enorme montanha de dinheiro para manter seus exércitos e construir estradas, etc. Que o levou a altos impostos.
O juiz romano fazia um contrato com o coletor(publicano), dando-lhe direito de arrecadar impostos em determinada área. Em troca, ele pagava certa quantia anual para o governo. Mas, a maioria dos coletores cobrava muito acima da cota. Resultado: impostos altíssimos para o cidadão comum.
Os publicanos eram odiados pelo povo judeu. Dá uma ideia do "prestígio"de Zaqueu. O baixinho era exatamente isso: um grande desonesto, ladrão, corrupto e mau-caráter. Claro que estava tendo uma vida próspera, graças ao dinheiro que roubava. Mas havia algo que o incomodava: quanto mais rico ficava, mais solitário e infeliz se tornava. O dinheiro "sujo" não trazia felicidade para Zaqueu. As pessoas de Jericó -onde ele morava - não escondiam o ódio que tinham dele. Esse "pobre homem rico" queria mudar de vida; só não sabia por onde começar. Assim, começou a nascer em seu coração uma enorme vontade de mudar de vida.
Um dia ouviu dizer que Jesus ia a sua cidade, e foi conhecê-lo. Mas não conseguia vê-lo por causa da multidão. Ele usou sua esperteza para algo nobre e subiu numa figueira, de onde poderia ver Jesus passar e teve uma surpresa quando Jesus o chamou pelo nome.
A solidariedade de Jesus preencheu o vazio de Zaqueu e ele começou a transbordar de generosidade. Suas riquezas foram postas a serviço do bem dos outros. Em vez de roubar, presenteava. Quando Cristo entra na vida de outra pessoa, ela se transforma, mesmo que seja o pior dos ladrões.
Lucas (19:8) diz que Zaqueu "se levantou" para anunciar sua decisão de mudar de vida. Com isso, cresceu e se tornou um grande homem. Se já vinha crescendo desde o momento em que virou um menino, subindo na árvore, agora parecia um gigante. Tudo mudou porque Zaqueu decidiu receber alegremente Jesus não apenas em casa, mas em seu coração.